No local onde hoje se tem a igreja, no ano de 1500 só existiam pântanos, matas e prados, local utilizado apenas pelos pastores das encostas de Monsummano Alto para os seus rebanhos, com trilhas que serpenteiam por entre lameiros e campos relvados que não parecem promover a formação de núcleos de habitações próximo a Toscana na Itália.
Mas o que a natureza parece negar decorre de uma intervenção repentina e inesperada de Nossa Senhora.
Em 9 de junho de 1573, de fato, Jacopina Mariotti, uma pastora doce e meiga, além de piedosa, simples e modesta, reza diante de um dos muitos quadros pintados a fresco na parede, que pontilham as ruas do plano.
Após a oração, percebe que perdeu seu rebanho.
Seu choro aparentemente comoveu a Virgem Maria que, segundo uma tradição documentada, aparecendo, mostra onde encontrá-los.
Além disso, a ordem de ir ao reitor da igreja do Castelo para sugerir, em seu nome, a construção de uma igreja no local da sua manifestação.
A partir daí inicia-se o primeiro movimento de devoção popular a Nossa Senhora do Plano, que aos poucos vai crescendo cada vez mais.
Apenas dois meses após o primeiro evento, as autoridades locais, interpretando a vontade do povo, decidiram construir um Tabernáculo para Nossa Senhora do Plano e destinar para essa finalidade as muitas ofertas de peregrinos de todo o Valdinievole.
Outra aparição, desta vez mais crucial e decisiva para a construção do Santuário e o movimento mariano dela decorrente, ocorreu em 10 de junho de 1602 e é testemunhada pelo Reitor de Monsummano Alto Simone Casciani.
Também no dia 7 de julho do mesmo ano, durante a celebração da missa flui repentinamente, depois de uma longa seca, um acontecimento de fonte nova atribuído pelo povo à intercessão de Nossa Senhora do Plano desde há muito invocada.
A partir desse dia, a Madonna del Piano será chamada: Nossa Senhora de Fonte Nova.
A explosão de devoção a Virgem Maria, já significativa após os acontecimentos de 9 de junho de 1573, torna-se incontrolável após os acontecimentos de 7 de julho de 1602, exigindo a intervenção do grão-duque da Toscana, Fernando I de ‘Medici.
É ordenada a intervenção para o mesmo appaltino que obra del’erigendo Santuário Mariano, cuja primeira pedra foi lançada a 30 de Dezembro de 1602.
A 13 de Fevereiro de 1607 o Grão-Duque da Toscana aprova o projecto de construção da Osteria dos peregrinos ao serviço do santuário.
A 8 de junho de 1608, Cosimo de ‘Medici, em cumprimento a uma promessa feita por seu pai Ferdinand, dá ao santuário uma coroa preciosa, finamente trabalhada e esculpida, pelos especialistas da “Galeria de Joalheiros” Cosimo Latinos é considerada o melhor e mais significativo exemplo da arte do cinzel da época do Grão-Ducado da Toscana.
Esta coroa foi colocada na cabeça da Virgem Maria pelo Capítulo do Vaticano em 1782.