Após a aquisição de Cromwell em 1649, Walter Lynch, bispo católico de Clonfert, na Irlanda, levou consigo para o exílio a pintura da Consoladora dos Aflitos.
Em Viena conheceu o bispo de Gyor, Hungria, que o convidou para lá.
O bispo Lynch serviu em Gyor até sua morte em 1663.
Ele foi enterrado na Catedral e a pintura foi instalada lá.
Em 17 de março de 1697, a Nossa Senhora irlandesa começou a chorar na missa matinal na Catedral de Gyor, onde por três horas milhares de pessoas assistiram suas lágrimas de sangue caírem sobre a criança adormecida sob suas mãos em oração.
O choro continuou depois que as lágrimas foram enxugadas e a foto removida da moldura.
Algumas pessoas relacionaram isso com uma lei aprovada no final daquele ano em Dublin, proibindo os bispos católicos da Irlanda.
Em 1767, a Virgem Maria Chorosa foi colocada num magnífico retábulo barroco.
Contra um fundo escuro, Nossa Senhora olha para baixo, para o bebê adormecido em uma caminha, cuidadosamente enfiado entre dois lençóis e uma colcha de brocado vermelho, com a cabeça em dois travesseiros.
Seu peito e braços estão nus.
Ela usa um véu cinza rosado sobre cabelos castanhos e um manto azul sobre um manto de terracota.