La Consolata, Nossa Senhora da Consolação, é um ícone de estilo bizantino que teria sido pintado por São Lucas e dado a São Máximo, Bispo de Turim, por São Eusébio de Cremona, abade de Belém (d. 423), então escondido durante o período iconoclasta.
Em 1014, o Marquês de Ivrea recebeu uma visão da Virgem em seu leito de doença, que pediu uma capela para “La Consolata” na Igreja de Santo André.
Atendendo ao pedido dela, ele recuperou a saúde e descobriu o antigo ícone na cripta da igreja.
Mas St. Andrew’s logo foi destruído pela guerra civil.
Em 1104, um cego na França sonhou com uma pintura da Virgem sob as ruínas de uma igreja em Turim.
Acreditando que Nossa Senhora restauraria sua visão se ele restaurasse sua honra, o homem viajou para a Itália e convenceu várias pessoas a começar a cavar.
Em 20 de junho de 1104, eles descobriram os restos da capela e o ícone intacto de La Consolata, evento celebrado durante a festa anual.
No entanto, a imagem agora sobre o altar do santuário é uma cópia de 1400 de outro ícone atribuído a São Lucas, a romana Madonna del Popolo.