E no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E o anjo aproximou-se dela e disse: Salve, agraciada, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres.
E quando ela o viu, ela ficou perturbada com o que ele disse, e pensou em que tipo de saudação seria essa.
E o anjo lhe disse: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de JESUS. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó; e o seu reino não terá fim.
Então disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e este é o sexto mês para ela, que era chamada estéril. Pois para Deus nada será impossível.
E Maria disse: Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra.
E o anjo se afastou dela. (São Lucas 1:26-38)
A festa da Anunciação, cai nove meses antes do Natal, de acordo com a antiga tradição de que as palavras do anjo se cumpriram e Jesus foi concebido, assim que Maria consentiu.
Fiat mihi secundum verbum tuum, suas palavras lidas na Vulgata latina; o pensamento católico moderno valoriza o “Fiat” de Maria como um alinhamento exemplar da vontade humana com a de Deus, demonstrando o poder do livre arbítrio ao concordar incondicionalmente com o plano divino: as palavras de Gabriel “perturbaram” Maria, mas seu consentimento possibilitou a encarnação de Cristo, apenas como seu consentimento agonizante no Getsêmani tornou possível nossa redenção.
Esta alegre festa geralmente ocorre durante o período penitencial da Quaresma nas igrejas católicas, ortodoxas e protestantes que a celebram.